BLOG

Oportunidade e oportunismo 

Ou sobre como escolher bem suas prioridades.


Não foram poucas vezes que eu me frustrei por ter participado de teste de seleção de voz para publicidade e não ter sido escolhido
Eu ainda não me achei no mercado publicitário como me sinto a vontade no rádio inclusive gravado publicidade.
Parei de me frustrar mas também decidi não gastar mais energia nisto só por causa do dinheiro 💸
Sem paixão qualquer tentativa de sucesso vira frustração com certeza.

 Parece estranho
Mas o ambiente de rádio pra mim é exitante
Tudo flui naturalmente e mesmo cometendo meus erros e falhas eles só me impulsionam a progredir e crescer.
Eu não sou muito fã datas máximas do tipo
Sair da caixa
Sair do lugar de conforto
Eu prefiro mesmo é explorar todas as posildades onde estou mais confortável.
Por isso gravar um comercial para uma agência e gravar para rádio onde trabalho pra mim tem um peso muito diferente.
( Aptidão, perfil e oportunidade )
Não me sinto apto nem atraído por esse mercado não tenho o perfil e por isso parei de buscar oportunidades e capacitação mesa área
Como na música do kid
Eu tenho pressa tanta coisa me interessa ms nada tanto assim....
E citando também Belchior
Presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte...
Como diz a Opra parafraseando um velho ditado oriental ...
Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem
Você não é bom ou ruim em nada
Na verdade Ninguém é nada
Todos estão
Por isso essa concorrência tóxica que existe no mercado profissional na área de comunicação perde um pouco a força
Porque se vc não tem o perfil para o que estão procurando nem adianta se achar o último biscoito ou bolacha do pacote.
Se vc se considera pronto mas a oportunidade não aparece vc tá pode cria- la
Meu amigo Maneco que tinha lábio leporino um dia chegou pra mim e disse que queria ser locutor
Eu disse que sereia algo muito difícil por conta da sua dificuldade na fala. Mas eu fui imbecil e ridículo e pra minha surpresa ela ignorou o que eu disse e começou a fazer um programa de rádio e hj vive disto.
Se perceber inadequado pode ser o primeiro passo para se adequar desde que você seja movido por uma forte paixão. Só a paixão vai fazer você superar essa falta de habilidade momentânea.
Pra superar comece definindo suas prioridades
Estude, pesquise e seu no seu caso o objetivo é ser um profissional da voz ou qualquer outra profissão onde a fala é essencial, pratique ouvir.
Ouvir as vozes dos comerciais da tv
Ouvir rádio
Ouvir seus professores
Mentores e pais
E
Claro
Pratique falar tbm
A leitura é essencial pra quem quer falar bem
Leia leia muito
Ler em voz alta
Ler gibis
Ler livros
Ler as pessoas
Pratique como um atleta e procure oportunidades que tem a ver com seu perfil e se não tem procure ferramentas pra passara a ter. Mas se for apenas uma vaidade ou por oportunismo é melhor mudar o foco, porque com certeza você não vai muito longe.

Inteligência artificial x inteligência emocional..

Voltando as olimpíadas uma das coisas que mais me e chamou atenção na cobertura da emissora oficial foi a humanidade, o envolvimento emocional de alguns repórteres e apresentadores.

Eu sou Jorge Moreno coordenador da plataforma e academia escolaFM e vamos trocar uma ideia sobre Emoção e humanização na comunicação ou se preferir: Inteligência artificial x inteligência emocional - Seja bem vindo ao podcast escolafm.

A tv globo, assim como o Japão, é conhecida por estar sempre inovando em tecnologias mas também por valorizar cada vez mais a questão humana e ainda assim manter um certo conservadorismo. No entanto a cobertura dos jogos olímpicos de Tóquio foi com certeza uma quebra de paradigma.

Desde de o locutor ressignificando a frase " você é ridículo ou ridícula se referindo aos atletas que se destacavam... como por vezes os repórteres esquecendo os protocolos abraçavam seus amigos atletas aos prantos. Sim você viu o reportar se engasgar e chorar junto com o surfista tomado por suas memórias emotivas ? Nada mais humano.

E aquele papo que o profissional tem que ser neutro ? Essa cobertura apresentou um novo tipo de profissional o humano. Que em tempos de Alexa e outras vozes metálicas de inteligência artificial sem emoção e envolvimento , ser humano te az toda diferença.

Ainda mais quando o isolamento social levou a um aumento considerável de audiência do rádio. Por busca de informação sim mas principalmente pela busca busca de uma voz amiga e companheira, uma função muito conhecida do profissional de rádio.

Hoje o comunicador precisa mais do que nunca abraçar o ouvinte com sua voz, se posicionar e envolver e ser mais que uma voz no ar. Ser uma pessoa que tem uma história, memórias emotivas, inteligência emocional e sensibilidade pra colocar o sentimento certo, na hora certa na palavra certa.

E a questão padrão globo de produção como fica?

Fica na intenção e esforço de sempre fazer o melhor possível, nunca se acomodar com o mediano, não ser medíocre, sempre entregar o melhor. Errar é humano, fazer de qualquer jeito é burrice. E fecha portas e afasta oportunidades. 

vamos falar sobre a modulação da voz.  

IMAGINE UM SURFISTA, ESPERANDO A ONDA PERFEITA, COMO O MEDINA, EM TÓQUIO, E SÓ VÊM MAROLAS RETAS?

AGORA IMAGINE A ALEGRIA DO ÍTALO QUANDO, DE LONGE, O CORAÇÃO DISPARA POR VER SE FORMAR "AQUELA ONDA"! E QUANDO ELA VEM, ELA DANÇA, BRINCA, SOBE E DESCE, VAI PRO LADO E SOBE DE NOVO E PARECE QUE NUNCA VAI ACABAR! E ELE SE ENVOLVE, DANÇA JUNTO E DÁ UM ESPETÁCULO DE MANOBRAS RADICAIS.

É OURO! É OURO!

A onda perfeita é aquela que oscila e permite O surfista se equilibrar e criar manobras radicais. Em rádio e TV também chamamos de ondas o meio por onde os sons se propagam no ar. Essas ondas transmitem, inclusive, as musicas e vozes que ouvimos em nossos receptores de rádio e TV. Por isso é fácil comparar a onda do rádio com a onda do surfista.

Nesse caso, a locução é a onda e o ouvinte o surfista - se o locutor não ONDULAR o ouvinte não consegue surfar, ou seja - não entende o sentido da informação que está sendo passada. O som, nesse caso, não passa de ruído. Ruído é um som sem sentido.

A LEITURA TEM QUE OSCILAR ( COMO UMA ONDA ) E TRAZER O DESENHO DE CADA PALAVRA DE ACORDO COM O SIGNIFICADO DELA.

É preciso colocar a emoção certa em cada palavra, em cada frase.

TEM QUE RESPEITAR AS VÍRGULAS, PONTO E VÍRGULA E DOIS PONTOS.

Tem que criar expectativa antes de REVELAR, respirar de acordo com o tempo pedido por cada pontuação.

ATENÇÃO PARA NÃO ENTRAR EM UM SEGUNDO PARÁGRAFO SEM TERMINAR O PRIMEIRO E SÓ DAR DESTAQUE QUANDO A PALAVRA FOR A MAIS IMPORTANTE DA FRASE. EXEMPLO: ADIVINHA QUEM VAI ABRIR UMA PRÓPRIA ESCOLA DE SKATE? RAÍSSA LEAL, A FADINHA. ISSO MESMO, A RAÍSSA VAI ABRIR A PRÓPRIA ESCOLA. QUE LEGAL, NÃO É? REPAREM NAS OSCILAÇÕES ( ONDULAÇÕES) DE PALAVRA PARA PALAVRA.

DESTA FORMA, SEU OUVINTE VAI VISUALIZAR O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO E SENTIR A MESMA EMOÇÃO QUE VOCÊ ESTÁ SENTIDO. VAI SURFAR NA SUA ONDA!

ALOHA!


A PREFEITURA DO RIO LIBEROU A VACINA DA GRIPE PARA TODOS OS PÚBLICOS.// OS CARIOCAS JÁ PODEM PROCURAR OS POSTOS PARA SE IMUNIZAR.// A DOSE ANUAL CONTRA A INFLUENZA ESTAVA RESTRITA A GRUPOS PRIORITÁRIOS, COMO CRIANÇAS E IDOSOS, MAS DEVIDO A BAIXA PROCURA DA POPULAÇÃO, FOI LIBERADA PARA TODOS, A PARTIR DOS 6 MESES DE IDADE, SEM RESTRIÇÕES.//

Cultura Nerd - Conhecimento, informática tecnologias e RPG
Cultura Geek- Hqs, cinema, series e games eletrônicos.

Cultura Sul-coreana
( Sociedade e comportamento, música, cinema, doramas)

Cultura Nipônica.
(Sociedade e comportamento, animes, mangás)

O QUE QUEREMOS

03/06/2021

"A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte / A gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade" ( Titãs )

Escolafm.com

01/03/2021

Escolafm é uma rádio web educativa sem fins comerciais que segue o modelo das FMs e das plataformas de streaming.

Agência de notícias da escolafm 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora