O QUE QUEREMOS

03/06/2021

Queremos ser ouvidos!

"A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte / A gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade" ( Titãs )

As plataformas de conteúdo digital são hoje uma fonte de renda, empreendedorismo e protagonismo para muitos anônimos que não tinham acesso às mídias convencionais como rádio, TV, jornais e revistas. A internet inclusive mudou a relação e o conceito de veículos de comunicação, estabelecendo novos parâmetros para a forma como são criadas as pautas.

O mercado do showbiz também sofreu uma transformação radical desde a criação do single, passando pela distribuição até os shows.

A rádio e a TV aberta perderam bastante espaço para as plataformas de streaming e podcast. Um mundo de conteúdo que faz com que o usuário naufrague nesse mar de informações. Neste contexto uma curadoria se faz necessária e dentro dessa curadoria o personagem do influenciador digital ganha relevância cada vez mais, pelo simples fato dele tanto influenciar o consumo de produtos e serviços como dar dicas do que assistir, ler e ouvir de acordo com cada grupo de interesse.

Para nós, pais e educadores, preocupa muito o fato de que a internet seja uma fonte inesgotável de conteúdos divertidos mas "sem conteúdo realmente relevante" para os nossos filhos". O que percebemos é muita futilidade no conteúdo produzido por influenciadores digitais famosos e isso nos faz levantar uma questão.

Por que não juntar diversão e conhecimento numa coisa só?

A quantidade de conteúdo produzido e distribuído nas plataformas digitais e redes sociais nos fazem acreditar que a maioria das pessoas só pensam em se divertir e pouco se importam com os problemas do mundo real que as cerca. Memes, dancinhas à ataques a posicionamentos políticos, tutoriais de coisa nenhuma levam a crer que é preciso ser fútil para se ter audiência.

Por que não buscar uma um caminho de equilíbrio entre conhecimento e entretenimento?

Queremos ser ouvidos...

"Eu fico com a pureza da resposta das crianças" ( Gonzaguinha )

A falta de interesse da geração atual nas plataformas de comunicação convencionais se dá porque nestes canais as crianças e adolescentes não tem lugar de fala, os adultos geralmente é quem falam por eles, ou quando os deixam falar é dentro de uma pauta ou interesse de adultos.

A TV aberta de hoje não é feita pensando nesse público. Nos anos 80 e 90 boa parte da grade de programação era dedicada ao público infanto-juvenil. A rádio do segmento pop feita para essa faixa etária nas mesmas décadas sempre ignorou as crianças, e mesmo assim o conteúdo para adolescentes ficou defasado, o que levou ao desinteresse deste público.

Mais que mídias e conteúdos feitos para crianças e adolescentes se faz necessário que estes conteúdos e canais sejam feitos por seus pares, os que sentem as mesmas dores e têm as mesmas percepções de suas necessidades, aspirações e sonhos. Desconheço hoje a existência de uma emissora de rádio ou TV onde crianças e adolescentes sejam os protagonistas.

Engajamento, inclusão social e digital.

O longa de animação Soul ( Disney+) conta a história de Joe, um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, cuja vida não foi como ele esperava. Quando ele viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele descobre o verdadeiro sentido da vida.

Ajudar a nova geração a encontrar e viver sua missão, paixão e propósito é papel da escola de hoje. Muito mais que acumular saberes ou formar profissionais, preparar a criança para se tornar um adulto realizado e relevante e enfrentar os desafios de uma nova sociedade.

Aos pais cabe o papel da presença, do suporte e diálogo constante.

Nós da Rádio & Escola trabalhamos para unir escolas e famílias para juntos conectarmos diversão com conhecimento ( através de textos, áudio e vídeo) e provocar mudanças significativas na educação e na sociedade a partir do ponto de vista dos mais interessados e capacitados para isto: As crianças e adolescentes.

E preparar nossas crianças para serem criativas, inovadoras, engajadas, generosas, inclusivas, justas, empáticas, protagonistas e empreendedoras. Para que acima de tudo entendam o valor de compartilhar bens e conhecimentos com outras crianças excluídas social e digitalmente.

Jorge Luiz Moreno - Radialista e Empreendedor Social.

@morenofalaserio

voz infanto juvenil, banco de vozes infanto juvenil, locução voz infanto juvenil, narração voz infanto juvenil, locutor infanto juvenil, locutora infanto juvenil, vinheta voz infanto juvenil, spot voz infanto juvenil, chamada infanto juvenil, comercial voz infanto juvenil, anúncio voz infanto juvenil, propaganda voz infanto juvenil, offs voz infanto juvenil, mensagem voz infanto juvenil, gravação voz infanto juvenil, áudio voz infanto juvenil, voz feminina infanto juvenil, voz masculina infanto juvenil, ura e espera telefônica voz infanto juvenil

Agência de notícias da escolafm
Desenvolvido por Webnode